POR UM GRENAL COM AS DUAS TORCIDAS

 

Primeira vez que entrei no estádio tinha 3 anos de idade.Morei por 13 anos na frente do Estadio Olímpico, da janela do meu quarto eu enxergava uma parte da goleira e mais da metade do campo.

Cresci no meio do Grêmio, frequentei as piscinas do clube, joguei futebol na escolinha, acompanhei meus irmãos na escolinha, assisti milhares de treinos, acompanhava tudo absolutamente tudo o  que dizia respeito ao Grêmio.Eu vivi minha adolescência inteira ali dentro daquele estádio!Era o meu centro de lazer, minha paixão!

Em 1995 consegui convencer meus pais a entrar na Super Raça Gremista, da qual participei por 5 anos. Minha mãe assinou um termo no qual eu não podia viajar, somente assistir aos jogos no Olímpico. Óbvio que eu sempre dava um jeito de fugir (mas essas historias deixarei para um post especifico).

Perdi as contas de quantos Grenais eu fui no Beira Rio. Eu lembro que era um dos eventos mais legais do ano, os Grenais em que tínhamos que ser escoltados pela polícia. Naquela época eu achava o máximo ser escoltada pela polícia, acho que me sentia mais importante por isso.

Era sempre igual, íamos cantando, junto com todas as organizadas do Grêmio. Quando chegávamos na frente do Mac’s Aurio começava a correria, todos em direção à rampa que nos dava o acesso ao estádio, era  pedra voando pra tudo quanto era lado, um que outro saía machucado, mas a polícia estava sempre ali nos protegendo. Nada de mais grave acontecia.

Sempre teve a minoria briguenta, mas era outra proporção, tudo era controlável pela polícia, ninguém me contava, eu estava ali, eu via tudo, e a polícia nos protegia.

Estamos em 2013, e, pela primeira vez na história teremos um Clássico Grenal de uma torcida só. Que coisa deprimente! Que absurdo o que estão fazendo com o futebol. 

Onde está a nossa culpa?Porque deixamos chegar a esse ponto?

Nós, os frequentadores de estádios,  sabemos bem quem são “a maioria entre a minoria” que vai lá pra dentro fazer baderna, porém não tomamos atitude alguma. O Clube sabe quem são eles, na verdade, todo mundo sabe quem são, desde os meus tempos de torcida organizada: são SEMPRE os mesmos. E a pergunta  que fica: PORQUE NUNCA TOMAMOS UMA ATITUDE?PORQUE EU NUNCA TOMEI UMA ATITUDE?PORQUE NÃO TIRAM ESSAS PESSOAS PARA O RESTO DA VIDA DE PERTO DO NOSSO CLUBE?

A verdade é que, nós somos um bando de acomodados, pra defender nosso time muitas vezes protegemos essa minoria de torcedores que estão hoje, acabando com o espetáculo de duas grandes torcidas, que estão acabando com um grande clássico que é o Grenal. 

E aquela polícia que nos protegia?Em que momento da minha vida passaram a nos agredir ao invés de nos proteger?

Eu só gostaria de entender se fomos nós que enlouquecemos,que  desistimos de lutar pelos nossos direitos ou se de fato nem o estado tem controle sobre a Brigada Militar? Que manda e desmanda e simplesmente acatam suas decisões por medo?

Só eu acho um absurdo um Grenal de uma torcida só?Acho que tá mais do que na hora de cada um fazer sua parte . To dentro da Campanha por um Grenal com duas torcidas e vocês?

 

 

Uma resposta para POR UM GRENAL COM AS DUAS TORCIDAS

  1. […] Leia também: POR UM GRENAL COM AS DUAS TORCIDAS […]

Deixe uma resposta

