É genético!

Olá, Olá! Bom dia!

Final de semana pouco paradinho para o futebol gaúcho. Grêmio se acostumando com a altitude. Inter retornando aos treinos após folga pós Gauchão e se preparando para encarar o Santa Cruz. Aliás, será um encontro de campeões estaduais: O Santa se sagrou ontem tricampeão pernambucano após vencer o Sport, fora de casa.

Aproveitando essa calmaria, gostaria de trazer a tona uma reflexão sobre genética. A maioria dos brasileiros desenvolve ao longo da sua formação um gene futebolístico. Assim como o cromossomo x ou y, tal gene pode ser influência do pai – ainda que não haja a necessidade dessa herança. Quase ninguém sabe por que torce por determinado time. A gente simplesmente torce e ponto.

Tal gene se manifesta nas mais variadas partes do nosso corpo. Ao cérebro cabe liberar altas doses de euforia, ansiedade, tristeza, e felicidade. Os olhos umedecem frente a uma grande derrota ou frente a um grande mérito. A garganta fica incontrolável assim como as mãos e os pés que se movem freneticamente em sintonia com os joelhos que não cansam de pagar promessas.

imagesEsse gene desafia e prova o coração. Um torcedor que sobrevive à pênalti perdido e a final de campeonato zero a zero até os 47 do segundo tempo é de ferro! E os nervos, ah, esses são de aço.
Ainda que insistam que todos os sangues são vermelhos,  existem pesquisas querendo provar que o sangue varia com o gene futebolístico adquirido. A única cor em comum no futebol é a roxa: somos torcedores roxos por quem torcemos.

E no final, de que importa a série ou a posição em que o time está? De que importa que o futebol não é original do Brasil? Importa somente a paixão inexplicável pelo time do coração. E isso nós brasileiros temos de sobra.

Retornando aos campeonatos estaduais, Coritiba derrotou o Atlético e é o campeão paranaense. O Londrina faturou o título do interior.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: