Mandando a intolerância pra escanteio

Em meio a tantas polêmicas, declarações e tantos Marcos Felicianos e Joelmas, foi uma grata surpresa me deparar essa semana com um movimento inesperado nas redes sociais.

Digo inesperado porque as questões relacionadas à sexualidade sempre foram um tabu no meio futebolístico. Não há nada mais corriqueiro num estádio de futebol do que uma torcida gritando “xingamentos homofóbicos” para o time rival. Isso é esperado, já é considerado normal. Mas não deveria.

Enfim, o caso é que uma iniciativa muito legal da torcida do Atlético Mineiro está se espalhando pelo Facebook e Twitter, com o intuito de pregar a tolerância no futebol, um meio que ainda hoje é sabidamente machista e conservador. A torcida do Galo criou a página Galo Queer, contra a homofobia, o sexismo, o machismo e as discriminações nos estádios de futebol.

Gremistas apoiam o movimento contra a intolerância (Imagem: Página Grêmio Queer no Facebook)

Gremistas apoiam o movimento contra a intolerância (Imagem: Página Grêmio Queer no Facebook)

A página já tem quase 4 mil “curtidas” e serviu de exemplo pra outras torcidas brasileiras, inclusive as da dupla Gre-Nal! A Grêmio Queer e a QUEERlorado seguem a mesma proposta da Galo Queer, assim como a Palmeiras Livre  , a Cruzeiro Anti-Homofobia e a Corinthians Livre.

E os colorados também aderiram ao movimento! (Imagem: Página QUEERlorado no Facebook)

E os colorados também aderiram ao movimento! (Imagem: Página QUEERlorado no Facebook)

A tendência desse movimento é crescer cada vez mais, justamente com o impulso da rivalidade entre as torcidas, como acontece com qualquer coisa referente ao futebol. Dessa vez, a disputa será somente sobre qual a página com mais seguidores e servirá para promover o movimento. Torceremos para que a mensagem de paz e respeito seja bem aceita por todos🙂

E viva a diversidade, seus lindos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: