E começa a Copa do Brasil…

É muito interessante esta sistemática da Copa do Brasil, mas convenhamos, é muito estressante em alguns casos. Veja o caso do Inter. O time porto alegrense, depois de 10 horas de viagem, chegou ao Acre, que além de ser longe pra caramba ainda tem uma hora de fuso horário. Quer coisa mais estressante do que isso?

Pois bem, mas ainda assim continuo sendo uma defensora, mesmo que para isso, em alguns momentos, tenha que se abrir mão do conforto. Os caras ganham um baita salário e podem. E agora, o que dizer do adversário? Neste caso, a coisa é injusta. Só o salário do D’Alessandro pode cobrir a folha de pagamento do Rio Branco por um ano. O time todo ganha R$ 80 mil. Caso o Inter não ganhe por mais de dois gols de diferença, o time do norte terá que vir para Porto Alegre.

Mudando um pouco de assunto, mas ainda o mesmo foco

A dimensão continental do Brasil deve ficar de lado quando falamos de futebol. Temos nas regiões norte e nordeste os maiores públicos em jogos. Em contrapartida, temos no sul e no sudeste os maiores times, os jogadores mais bem pagos, os melhores estádios, etc.

Os pequenos times dos interiores do País conseguem em jogos como este Rio Branco e Inter, por exemplo, encher o caixa e dar mais dignidade aos seus jogadores e ainda, em alguns casos, até fazer uma reforminha no estádio. Imagina se derrubar um grande?! Aí sim, é festa! Isso sem contar a possibilidade do torcedor, que está fora da sua terra natal, encontrar com o time de coração, que em outra ocasião não iria tão longe jogar uma partida.

Isso é o que eu acho de mais legal na Copa do Brasil. Esta oportunidade de trocas, de conhecimento, de admiração, de público, de igualdade, mesmo que desigual, é o que faz com que o futebol fique um pouquinho mais justo no Brasil.

Só pra lembrar

Este ano, a Copa do Brasil será disputada por 86 clubes e será dividida em sete fases regidas pelo sistema de eliminatórias simples em partidas de ida e volta. O clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final do confronto estará classificado para a fase seguinte. Na primeira e segunda fases, o clube visitante que vencer a primeira partida por dois ou mais gols de diferença estará automaticamente classificado sem a necessidade da realização da partida de volta.

Por disputar a Libertadores da América, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético Mineiro e Palmeiras entram na disputa apenas nas oitavas-de-final assim como o Vasco, que herdou a posição do São Paulo (que além da Libertadores, também participa da Copa Sul-americana e não participa da Copa do Brasil).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: